Tecnologia e o sector do Turismo

Tecnologia e o Sector do Turismo, juntos na Transformação Digital

O mundo em geral está a atravessar anos de grande incerteza e mudanças sociais, que estão a ter um forte impacto na tecnologia. De facto, a tecnologia tornou-se um instrumento fundamental para muitas empresas, especialmente empresas de turismo, uma vez que lhes permite automatizar e robotizar processos a fim de se adaptarem a um modelo sustentável.

8 ferramentas para reduzir os custos de TI no turismo

A partir da atSistemas, podemos definir 8 ferramentas-chave com o objectivo de reduzir os custos das operações informáticas no sector do Turismo.

Software de auto-serviço 

De acordo com Gartner, até 2022, 85% das interacções de serviço ao cliente serão iniciadas em modo “self-service”. Este formato tem provado melhorar a experiência do utilizador 

As actividades de check-in e check-out dos hotéis, bem como a comunicação com os hóspedes e outros serviços hoteleiros, estão a passar por um processo de transformação para harmonizar os requisitos de cuidados de saúde e serviços de qualidade. 

 

Tecnologia de Blockchain 

Esta tecnologia traz um dos seus maiores benefícios ao turismo graças aos contratos inteligentes, que funcionam através de acções programadas, baixando custos e reduzindo o tempo. Isto permite o contacto entre clientes e proprietários a partir de uma plataforma de terceiros, sem que a plataforma tenha estes dados nos seus sistemas, preservando a privacidade.

Há uma multiplicidade de aplicações que oferecem uma melhoria na experiência do cliente, bem como segurança e transparência, o que a posiciona como uma ferramenta indispensável no futuro.

 

Inteligência Artificial 

Os dados que existem nos diferentes pontos de contacto e interacção de um utilizador são, essencialmente, uma fonte de informação de enorme valor que fornece conhecimentos precisos para melhorar a experiência dos seus clientes.

Graças à Inteligência Artificial, podemos processar automaticamente estes dados e gerar previsões para melhorar as previsões dos sistemas estatísticos tradicionais, o que conduz a custos mais baixos.

 

Chatbots 

A Inteligência Artificial criou estes chatbots. Respondem aos pedidos dos clientes com rapidez, precisão e de forma personalizada. Os hotéis podem implementar estes chatbots ao longo da experiência do utilizador, ao longo de todo o ciclo de vida, oferecendo ao mesmo tempo um serviço de qualidade.  

Os Chatbots tornam possível estar disponíveis 365/24/7 aos clientes através de aplicações, mensagens instantâneas, web ou assistentes virtuais.

 

Robótica para o sector do turismo 

O objectivo é libertar os funcionários de responsabilidades administrativas para dedicar tempo ao contacto pessoal com os clientes.

Já conhecemos casos de empregados de mesa robotizados que permitem que os empregados estejam mais atentos aos clientes. 

 

Cloud 

As soluções de nuvens são actores chave quando se trata de ganhar eficiência e melhorar a experiência do cliente. A nuvem permite uma poupança de custos de até 60% sem perder qualidade, uma vez que reduz as despesas tecnológicas ao dispensar a necessidade de hardware.

Também actualiza os dados dos utilizadores em tempo real, proporcionando uma visibilidade de 360º. Em termos de segurança, também reduz os custos e oferece maior flexibilidade do que os serviços locais.

 

Internet das Coisas (IoT) 

A ligação entre o mundo físico e o mundo digital é conseguida através da tecnologia IoT. Os benefícios desta tecnologia podem ser resumidos como ganhos de eficiência: poupar trabalho e tempo através da recolha e compilação instantânea de uma grande quantidade de dados e da automatização da sua análise.

 

Apps 

Nos últimos tempos, a utilização de aplicações aumentou em 30%. As aplicações tornaram-se um elemento essencial no turismo e no lazer.

Tecnologias baseadas na realidade aumentada permitem aos utilizadores serem colocados em ambientes que simulam lugares reais, ajudando-os a tomar decisões. Os aplicativos incorporam estas tecnologias e permitem melhorar a tomada de decisões virtuais e acelerar o processo de vendas.