felicidade-no-trabalho.png

Chaves para uma maior felicidade no trabalho

Tanto jovens como velhos concordam que o reconhecimento é sempre uma forma de destacar um trabalho bem feito. Gestos como um tapinha nas costas ou um reconhecimento verbal são suficientes para nos fazer sentir valiosos e, consequentemente, ajudar-nos na nossa motivação pessoal e profissional para a realização dos objectivos.

Felicidade e motivação no trabalho

Cada um de nós precisa de um estímulo para nos ajudar a avançar. Actualmente, num ambiente marcado pelo teletrabalho que, em muitos casos, se está a tornar uma modalidade comum entre empresas, é essencial que a motivação, o feedback e a comunicação entre gestores e empregados seja tão pessoal quanto possível, dadas as circunstâncias.

Todos nós precisamos de ser reconhecidos pelas nossas acções. Precisamos de saber que estamos a fazer as coisas certas quando estamos a fazer as coisas certas ou que não estamos a seguir o caminho certo para que possamos recuar e ter a oportunidade de voltar ao bom caminho. Isto gera motivação e felicidade no nosso dia-a-dia, porque sabemos exactamente o que precisa de ser feito e o que se espera de nós.

Um plano claro para fomentar a motivação e a felicidade 

O trabalho sobre motivação e felicidade no trabalho requer o planeamento de uma série de elementos.

Planeamento de carreira 

Manter o empregado informado sobre o que se espera dele ou dela. Sem um horizonte bem definido, o funcionário pode sentir-se desorientado.

Data limite

É muito importante conhecer os prazos previstos para os projectos e tarefas. Uma tarefa pode arrastar-se por muito tempo e causar desmotivação se não houver um horizonte de tempo para a marcar.

Comunicação

Manter um plano de comunicação entre a equipa, o gestor ou qualquer outra pessoa envolvida é algo tão básico que muitas vezes podemos esquecê-lo. Saber o que o resto faz para manter a harmonia e harmonia das tarefas, poder debater e contextualizar o trabalho, relativizar em tempos de conflito ou rectificar e remediar em tempos de crise, constituem uma base de comunicação para a motivação.

Avaliação

Todos devemos ter objectivos qualitativos e quantitativos definidos, na medida do possível, a fim de podermos monitorizar correctamente as nossas acções. Só assim podemos ter uma visão de curto e longo prazo do nosso progresso, que pode ser mensurável e realista.

O reconhecimento, tanto dos nossos superiores como dos nossos colegas, gera um sentimento de felicidade e satisfação que tem um impacto directo na produtividade individual e colectiva.

Em suma, trata-se de trabalhar em conjunto para atingir objectivos empresariais, mas colocando sempre a felicidade das pessoas que constituem a organização em primeiro lugar.

Motivação e a felicidade na atSistemas

Na atSistemas, continuamos a crescer. Somos actualmente mais de 1.950 profissionais nacionais e internacionais. Sabemos que atSistemas não é nada sem eles, e que o resultado do nosso sucesso empresarial reside directamente na sua motivação e envolvimento.

Portanto, a partir do departamento de Pessoas, trabalhamos para que cada uma destas pessoas se sinta apoiada e confortável. Só desta forma poderão realizar o trabalho que lhes foi atribuído e ser felizes.

Na atSistemas, acreditamos que é essencial para qualquer empresa apoiar uma cultura de reconhecimento para que os profissionais se sintam muito mais motivados para gerar inovação e empenho, mas, acima de tudo, para que possam ser mais felizes no seu trabalho diário.

Tags: