Digital Experience Platforms

Capacitar o negócio digital com soluções atSistemas: Plataformas de Experiência Digital

O objectivo deste artigo é dar-lhe uma visão sobre três das plataformas mais proeminentes na cena DXP: Adobe

  • Experience Manager
  • Liferay DXP
  • Magnolia DXPEstas plataformas são reconhecidas pelos principais relatórios de referência do mercado, tais como o prestigiado Gartner Magic Quadrant, no qual Adobe Experience Manager e Liferay estão classificados no quadrante Leaders e Magnolia DXP no quadrante Niche Competitors:

    quadrant gartner

    Cada uma delas, dentro das suas dimensões e características, cobre as capacidades esperadas de um DXP, das quais destacamos algumas das principais:

      • Gestão de conteúdos
      • Segmentação/ Personalização
      • Omnichannel
      • Comércio
      • Analíticos
      • Optimização
      • Colaboração/ Ferramentas sociais
      • Interoperabilidade e extensibilidade
      • Nuvem
      • Redução do time-to-market

Com base nos nossos vastos conhecimentos nestas três plataformas e na nossa experiência, apresentaremos várias soluções/soluções/casos de utilização comum no mercado. Através de histórias de sucesso reais levadas a cabo pela nossa equipa da comunidade DXP, mostraremos ao leitor como estas plataformas resolvem com sucesso as necessidades dos nossos clientes.

Um dos casos mais comuns ocorre quando uma empresa quer oferecer os seus serviços a terceiros, quer publicamente, quer a um pequeno grupo de parceiros. Em particular, para estes últimos, a informação é geralmente revelada em formato sem cabeça, ou seja, contornando a camada visual e partilhando apenas informação e dados.

A seguir, mostraremos dois casos reais em que os nossos clientes viveram este cenário, e como, com a ajuda da atSistemas, conseguimos implementar uma solução que garantiu o cumprimento dos seus objectivos:

Caso 1

Uma importante cadeia hoteleira precisa de mostrar aos seus clientes os diferentes serviços que oferece: hotéis, experiências, guias turísticos, etc. Além disso, os clientes devem poder fazer reservas e gerir a sua conta, usufruir de descontos, visualizar informações personalizadas, pesquisar e filtrar resultados, entre outras funções. Em suma, gerar envolvimento com os clientes através de experiências únicas e atractivas.
A plataforma escolhida para este caso foi Adobe AEM. A missão não era apenas cumprir os objectivos estabelecidos, mas também apoiar o crescimento empresarial com garantias, adaptar-se à variabilidade da procura e oferecer um ambiente seguro e fiável.

A informação fornecida aos clientes através do portal web é enriquecida com informação proveniente de sistemas externos, que é obtida através da comunicação via API REST e graças a um fluxo de trabalho AEM personalizado que executa periodicamente a sincronização da comunicação, automatizando e controlando este processo. Utilizando estes mecanismos de fluxo de trabalho, o conteúdo é automaticamente traduzido através de uma plataforma de tradução externa. Da mesma forma, a plataforma oferece aos clientes um sistema externo de reservas e uma área privada.

As poderosas capacidades de gestão de activos digitais da AEM facilitam a contribuição de conteúdos e a criação de experiências digitais, organizando e armazenando grandes quantidades de activos de uma forma simples e intuitiva. O time-to-market é fundamental. Para o reduzir, optámos por mecanismos de desenvolvimento como os fragmentos de experiência da AEM, que são blocos reutilizáveis constituídos por uma camada empresarial e uma camada visual que implementam partes do website, tais como cabeçalhos, menus de navegação, etc.
Um aspecto muito importante da entrega de experiências digitais únicas é a personalização do conteúdo com base nas características particulares do cliente, que foi conseguida através da utilização da plataforma Adobe Target. Esta é uma ferramenta poderosa que complementa o Adobe AEM, oferecendo segmentação automática de conteúdos omnichannel à escala, bem como a optimização de experiências através de testes A/B e multivariados, e inteligência artificial. Tudo isto é suportado numa infra-estrutura de nuvem baseada no AEM Cloud, do próprio fabricante, que é configurado em modo de alta disponibilidade para garantir o serviço e ajustar-se à procura a qualquer momento.

adobe target

Caso 2

O nosso cliente, um dos principais operadores turísticos mundiais, precisa de centralizar a gestão do seu conteúdo, que provém de várias fontes/sistemas, incluindo fornecedores externos. Este conteúdo terá de ser enriquecido (complementado) na plataforma escolhida, Magnólia DXP, para o tornar mais atractivo para o utilizador final. Por sua vez, é necessário expor este conteúdo de uma forma homogénea a uma série de consumidores externos (empresas terceiras), que finalmente o explorarão através dos seus próprios canais. Além disso, a plataforma deve ser personalizada para incorporar as acções e a lógica empresarial necessárias para acomodar o cenário proposto. Como requisito adicional, existe a necessidade de tratar grandes volumes de dados de forma optimizada, obtendo ao mesmo tempo um bom desempenho, e tudo isto integrado na própria plataforma de nuvens Azure do nosso cliente.

interaction diagram

Para acomodar estas necessidades, e em estreita cooperação com o nosso cliente, a nossa equipa de peritos concebeu e implementou uma solução feita à medida:

A integração de conteúdos de diferentes fontes/fornecedores foi realizada através da poderosa API REST oferecida pela Magnolia, para subsequentemente enriquecer este conteúdo através de aplicações de conteúdo personalizadas. Estas permitem tanto a gestão do conteúdo como a execução da lógica empresarial necessária, bem como a optimização destes processos para alcançar um desempenho óptimo. Por sua vez, o REST API da Magnolia permite que o conteúdo seja exposto de forma ágil, simples e homogénea a qualquer consumidor externo. Para realçar o bom desempenho, uma instalação Magnolia foi configurada em modo de alta disponibilidade na conta de nuvem Azure do cliente.

 

Graças à centralização da gestão, conseguimos uma considerável redução de custos, independência dos fornecedores e um custo de plataforma competitivo. Além disso, consegue oferecer os seus serviços de uma forma mais atractiva e personalizada a qualquer canal e/ou consumidor, tudo sob uma plataforma adaptável que lhe permite evoluir a sua estratégia digital, tanto no cenário actual como no futuro.

Outro cenário comum é onde a implementação de uma plataforma empresarial é necessária, por exemplo, no formato B2B, onde a empresa principal facilita a venda dos seus produtos/serviços a outras empresas/empresas. Estas são normalmente plataformas de considerável criticidade, uma vez que parte ou a totalidade dos negócios das empresas depende delas.

Na atSistemas, implementámos com sucesso várias soluções que permitiram aos nossos clientes desenvolver a sua estratégia empresarial com muito bons resultados:

Caso 3

Uma importante empresa de distribuição no sector farmacêutico precisa de ter uma plataforma onde possa desenvolver a sua estratégia B2B, na qual as farmácias e laboratórios associados tenham um portal onde possam adquirir diferentes produtos e gerir as suas encomendas, entregas, etc. Neste caso, toda a informação empresarial relacionada com B2B é gerida através da plataforma SAP, externa à plataforma DXP, que deve funcionar como uma ligação entre o sistema empresarial e os clientes B2B.

Liferay DXP foi a plataforma escolhida. Aproveitando as suas capacidades de integração e a sua filosofia de código aberto, foi desenvolvido um conector com SAP para conseguir esta integração entre o lado empresarial e a camada frontal, coberta, neste caso, pela Liferay DXP. Este conector é responsável por fazer chamadas para SAP, gerir dados e centralizar as comunicações, e graças a ele, o acoplamento é reduzido e a manutenção do código é facilitada. Vale a pena destacar o acoplamento de um potente motor de busca como o ElasticSearch, que acelera a gestão do portal. Para completar a integração, tanto a autenticação do portal (login) como a autorização (acesso aos dados) são efectuadas em SAP através de uma camada SSO implementada no referido conector.
Todo o sistema é suportado numa arquitectura on premise com elevada disponibilidade, tanto na camada DXP como na camada de pesquisa.

Alguns dos benefícios obtidos pelo nosso cliente nesta solução têm sido:

          • Uma base sólida para o desenvolvimento da sua estratégia B2B
          • Centralização das comunicações com SAP
          • Melhoria da qualidade do código
          • Maior escalabilidade
          • Manutenção mais simples e mais ágil
          • Aumento da capacidade de integração, evitando erros e eliminando duplicações

interaction diagram 2

Caso 4

Um grupo de ópticos associados com uma quota de mercado considerável (cerca de 12%) precisa de melhorar a comunicação e dar cobertura aos procedimentos realizados pelos associados na compra de material: encomendas, envios, devoluções, etc. Os dados e informações relativos a estas encomendas, facturas, notas de entrega, etc. são armazenados num ERP do fabricante Ekon, e os produtos são geridos a partir da plataforma CcommerceTools previamente criada pelo cliente, pelo que é necessário que a solução interconecte todos os sistemas presentes. Magnólia DXP ofereceu todas as ferramentas necessárias para levar a cabo o cenário acima descrito. Toda a informação útil do utilizador é gerida através do sistema de gestão de conteúdos da Magnolia, permitindo ao departamento de marketing actualizar os conteúdos de forma autónoma. A integração com Ekon é feita através do poderoso REST API fornecido pela Magnolia, que comunica com o middleware do próprio cliente que actua como intermediário com a plataforma ERP. Finalmente, graças às capacidades do módulo PUR (Public User Registration) da Magnolia, a intranet do sistema foi construída onde os parceiros podem realizar as operações acima mencionadas; os utilizadores desta intranet são sincronizados com Ekon graças a uma extensão personalizada do módulo PUR.

Os benefícios para o cliente incluem a melhoria da interacção bidireccional entre o grupo e os seus parceiros, para que os parceiros passem de consumidores finais de conteúdo a contribuidores também. Além disso, o novo escritório virtual permite ao parceiro aceder a todos os procedimentos com o grupo de uma forma ágil e confortável, fornecendo serviços de valor orientados para o parceiro. Finalmente, a solução oferece ao parceiro uma experiência agradável para o utilizador, proporcionando uma rastreabilidade completa ao longo do ciclo de vida da encomenda, tudo isto numa infra-estrutura escalável, de fácil manutenção e segura.

scalability infraestructure

Finalmente, gostaríamos de destacar as soluções em que a gestão de conteúdos é o principal requisito. Nestes casos, é comum que os nossos clientes administrem portais web informativos, seja com conteúdo corporativo, websites guarda-chuva, serviços, etc. Nestes casos, as capacidades out-of-the-box oferecidas pelas plataformas DXP tornam mais fácil a implementação das diferentes soluções:

Caso 5

Um consórcio nacional de transportes decidiu criar um portal web onde utilizadores e visitantes pudessem consultar toda a informação sobre linhas de autocarro e comboio disponíveis, serviço ao cliente, ver alertas em tempo real, notícias e excursões. O sítio Web tinha também de ter uma área privada onde os utilizadores pudessem gerir os seus cartões de transporte, perfil, carregar a sua carteira, etc. Tudo isto tem lugar num cenário que recebe uma quantidade considerável de visitas de utilizadores, dado o forte impacto do turismo na área.

Com base nas necessidades, a escolha foi a Liferay DXP. Todos os conteúdos e páginas do portal são geridos e actualizados através da plataforma por utilizadores não técnicos, graças a ferramentas de edição intuitivas, editores WYSIWYG e uma curva de aprendizagem reduzida. Foi implementada uma integração com Google maps, permitindo aos utilizadores não só consultar mas também construir as suas próprias rotas através de toda a rede de transportes, bem como pesquisar linhas e horários, tudo isto através de um mapa interactivo personalizado.
A fim de optimizar estas pesquisas, o motor Elastisearch foi integrado juntamente com um avançado sistema de cache, que permite um acesso muito rápido e o carregamento de informação. Na área privada do utilizador, aproveitámos as poderosas qualidades e funcionalidades padrão do Liferay DXP neste tipo de locais de trabalho digitais, de modo que, juntamente com a gestão dos utilizadores, funções e permissões que oferece, é possível cobrir estas necessidades de uma forma ágil e simples.

liferay

Caso 6

Uma das empresas líderes mundiais no sector bancário precisava de ter vários portais web para mostrar as diferentes iniciativas de apoio e incentivo oferecidas pela entidade. Adobe AEM foi a plataforma escolhida para esta solução, na qual a qualidade e o teste dos diferentes desenvolvimentos é assegurada numa infra-estrutura local através de um ciclo contínuo de integração formado por ferramentas como Sonar e Jenkins. A gestão das diferentes páginas, conteúdos e activos digitais (DAM) do portal é realizada de forma simples e intuitiva, graças às capacidades do AEM e à poderosa funcionalidade do AEM Assets.
Para as partes comuns das páginas como o cabeçalho, rodapé, etc., são utilizados fragmentos de experiência, reduzindo simultaneamente o tempo de desenvolvimento e manutenção, e uma estratégia de segmentação é aplicada ao conteúdo mostrado ao utilizador através do Adobe Target, tanto nos websites como nas listas de correio e elementos similares. Vários dos portais web têm um local de trabalho digital (intranet) para utilizadores registados, um espaço que foi realizado utilizando as Comunidades AEM, que também fornece funcionalidades para construir um fórum onde os utilizadores podem interagir.

A principal vantagem obtida pelo nosso cliente é a facilidade e rapidez com que é capaz de criar novos portais web e novos conteúdos com muito menos esforço do que a solução anterior, e reduzir consideravelmente o time-to-market, tudo isto num ambiente escalável e fiável.

time to market

Através de diferentes soluções, vimos como estas três plataformas DXP, Adobe Experience Manager, Liferay DXP e Magnolia DXP, satisfazem perfeitamente as necessidades personalizadas dos nossos clientes em termos de experiências digitais. Embora cada plataforma seja diferente de várias maneiras, todas elas têm capacidades poderosas para satisfazer as diferentes exigências do mercado.

Oferecemos toda a nossa perícia, know-how e experiência, e teremos todo o prazer em responder a quaisquer questões ou necessidades que possam surgir. Pode contactar-nos através do nosso website ou directamente por e-mail paramarketing@atsistemas.com.

David Caviedes – Digital Experience Platforms Specialist